ARTIGO DE NOSSA COLEGA APOSENTA DRA. TÂNIA FENELON PSICÓLOGA

 

Goiânia, fev-mar/22     Tânia Fenelon Mendonça    CRP 09/3409

Eu trabalho, produzo, mas...

tenho a sensação que minha vida está ‘embaçada’, ‘meio fosca’;

parece que estou parado, sem saber onde chegar;

me sinto esmorecendo, indo não sei onde;

         tem algo eminente e não sei o que é;

                   sinto um vazio e, às vezes, uma apatia.

Essas são queixas comuns hoje. É o ‘Languishing’.

01.jpg

 

Falar de estados emocionais é abordar questões que estão entre o ‘Bem-estar’ e o ‘Não estar bem”. Entre tantas coisas, é falar, de um lado, sobre aspectos de satisfação e felicidade consigo e com a vida — e de outro lado, falar de insatisfação e ansiedade constantes.

 

"O 'languishing' não fica nem lá e nem cá, e sim, no meio do caminho, mas, nem por isso, é neutro ou bom pois chega silencioso e gradativamente pode desencadear processos emocionais maiores.

 

E por isso requer atenção e cuidados pois, como chega de mansinho, não percebemos muito bem o que se passa com a gente, porém, quando muito prolongado, não observamos um declínio em nossas forças e energia que vão se esvaindo e comprometendo o nosso viver.

 

 

Languishing = definhando

  ausência de um bem estar

 um estado de definhamento

 

 

(I) O termo foi cunhado pelo psicólogo e sociólogo americano Corey Keyes, que ficou impressionado com o fato de que muitas pessoas que não estavam deprimidas também não estavam prosperando.

Na pesquisa que conduziu, ele constatou que as pessoas com maior probabilidade de sofrer grandes transtornos de depressão e ansiedade na próxima década não são as que apresentam esses sintomas hoje, mas aquelas que estão definhando agora.

 

(II) Adam Grant, psicólogo organizacional da Wharton, escreveu a respeito na versão digital do The New York Times e afirmou: “Na psicologia, pensamos em saúde mental em um espectro que vai da depressão ao florescimento. O florescimento é o pico do bem-estar: você tem um forte senso de significado, domínio e importância para os outros. A depressão é o vale do mal-estar: você se sente desanimado, esgotado e sem valor. O definhamento é o filho do meio negligenciado da saúde mental. É o vazio entre a depressão e o florescimento – a ausência de bem-estar. Você não tem sintomas de doença mental, mas também não é a imagem da saúde mental. Você não está funcionando em plena capacidade. O definhamento entorpece sua motivação, interrompe sua capacidade de se concentrar e triplica as chances de você reduzir o trabalho. Parece ser mais comum do que a depressão maior – e, de certa forma, pode ser um fator de risco maior para doenças mentais.”

Languishing

Sensação de estar apenas existindo e não vivendo a vida.

Alerta!

Antes de mais nada, quem percebe a instalação do ‘languishing’  deve buscar ajuda especializada e acompanhamento psicológico inicialmente e, conforme o caso, médico;

 

Se reconhecemos alguém que está nesse processo, podemos conversar para ajudar a dar voz a essa sensação que chega silenciosa e sutil e, assim, percebendo o que se passa, poder trilhar um caminho mais leve para sair desse lugar de desconforto.

02.jpg

E quando o Languishing está querendo chegar?

Procure fazer pequenas coisas que você possa começar - se dedicar e – concluir”.  Algo inovador que não cabia na sua rotina ou também, recomeçar atividades que foram deixadas de lado - retomar prazeres.

Que seja a leitura de um livro, ou pegar aquela receita que tanto gosta ou sempre quis fazer, jardinar, desenhar, pintar, escrever, uma atividade diferente de treino ou esporte, ligar (ou até mesmo encontrar - com medidas de segurança) pra aquela pessoa querida, que você tanto gosta e tem saudades, caminhar no bosque - o contato com a natureza nos faz muito bem, tomar aquele banho bem gostoso, só seu ou a 2 – use um óleo corporal e passe sal grosso em todo o corpo, enfim invente, crie algo que te faça bem.

Permita-se descobrir ou resgatar algo que te encante, coisas simples, mas que te ocupe e te traga momentos que te conectem com sensações agradáveis. São pequenas atitudes que podem trazer benefícios extraordinários.

 

                                      E, por fim, seja generoso(a) com você, faça simplesmente, sem cobranças. Se proponha e deixa fluir...                                                                             

A perfeição aqui é ter momentos gostosos com passatempos e produções agradáveis.

Se coloque metas menores e deixe vir resultados inesperados e surpreendentes...

 

Tânia Fenelon CRP 09/3409

www.eqpsi.com.br

(62) 98117-1531

03.jpg

 

 

Comentários (0)

Deixe um comentário: